(61) 3340-9030

(61) 3349-4768

FILTRAR NOTÍCIAS:

BANHO AQUECIDO ENERGIA SOLAR

BANHO AQUECIDO ENERGIA SOLAR

BANHO AQUECIDO ATRAVÉS DE AQUECIMENTO SOLAR

 

Apesar de abundante, a energia solar como energia térmica é pouco aproveitada no Brasil, com isso o banho quente brasileiro continua, em 67% dos lares brasileiros, a utilizar o chuveiro elétrico que consome 8% da eletricidade produzida ao invés do aquecedor solar, segundo dados do Instituto Vitae Civillis "Um Banho de Sol para o Brasil", de Délcio Rodrigues e Roberto Matajs.

 

Esses números contrastam com a capacidade que o território brasileiro tem de produzir energia solar: O potencial de geração é equivalente a 15 trilhões de MW/h, correspondente a 50 mil vezes o consumo nacional de eletricidade.

 

O projeto Cidade Solares, parceria entre o Vitae Civilis e a DASOL/ABRAVA*, foi criado para discutir, propor e acompanhar a tramitação e entrada em vigor de leis que incentivam ou obrigam o uso de sistemas solares de aquecimento de água nas cidades e estados.

 

A idéia é debater e difundir conhecimento sobre o assunto, além de analisar as possibilidades de implantação de projetos nas cidades. Ao ganhar o título de "Solar", uma cidade servirá de exemplo para outras, com a difusão do tema e das tecnologias na prática. No site, o projeto lista várias iniciativas de cidades que implantaram com sucesso sistemas solares, como Freiburg- na Alemanha, Graz- na Áustria, Portland- nos EUA e Oxford- na Inglaterra.

 

* DASOL/ ABRAVA: Departamento Nacional de Aquecimento Solar da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento.

 

Fonte: Revista Super Interessante - Editora Abril

Asa Norte - 713 bloco E loja 56 - Brasília - DF

(61) 3340-9030 / (61) 3349-4768

© Copyright HELIOSSOL