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BENEFÍCIOS DE TER UMA PISCINA

BENEFÍCIOS DE TER UMA PISCINA


  • É uma boa atividade aeróbica: de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC por sua sigla em inglês), duas horas e meia de atividade aeróbica por semana, como correr, andar de bicicleta ou nadar, diminuem o risco de desenvolver doenças crônicas, como diabetes. O CDC também informou que a natação é a quarta atividade esportiva mais popular nos Estados Unidos, e uma ótima maneira de melhorar a saúde cardiovascular. Os nadadores, acrescentam, correm a metade do risco de morte que as pessoas inativas. Então, junte-se a esta corrente de se exercitar na água.
  • Ajuda a queimar calorias e manter o peso: a natação faz com que você utilize os principais grupos musculares do seu corpo (ombros, costas, abdômen, pernas, quadris e glúteos), o que faz você gastar mais energia. Apesar de nadar sem fazer muito esforço possa queimar até 500 calorias por hora, se você decidir fazer um esforço mais vigoroso, pode chegar a queimar até 700 calorias por hora. O número exato, é claro, depende do seu esforço, mas geralmente quando você nada por cerca de 10 minutos queima 60 calorias (no estilo grelhado), 80 calorias (no estilo costas), 100 calorias (no estilo livre) e 180 calorias (no estilo borboleta).
  • Melhora o seu metabolismo: a combinação de um uso maior de energia (queimar calorias) e a maior resistência da água te ajuda a aumentar a massa muscular, o que acelera o seu metabolismo. A vantagem é que você vai queimar mais calorias, inclusive depois de ter saído da piscina.
  • Tem outras propriedades terapêuticas: por reduzir o estresse sobre as articulações não apenas é benéfica para pessoas com artrite, mas para outras pessoas com limitações físicas ou problemas de peso, com ossos frágeis ou que estejam se recuperando de um acidente ou inclusive uma lesão esportiva. A capacidade de flutuação funciona tanto para as pessoas saudáveis como para as que têm algum tipo de deficiência crônica ou temporária, facilitando os movimentos, reduzindo a dor e servindo como massagem muscular. A natação também é indicada para pessoas que sofrem de asma induzida pelo exercício, ao oferecer um ambiente quente e úmido para as sessões de exercício que reduz a irritação das vias respiratórias.
  • É benéfica psicologicamente: aos benefícios físicos se adicionam o desenvolvimento de uma atitude positiva, a confiança de poder cumprir as metas e alcançar o bem-estar ou melhoria (no caso de uma lesão), a redução do estresse e da tensão e o aumento de energia.

 

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