(61)
3340-9030
(61)
3963 5739
(61)
99295-0376
Sua Conta
CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA A DURABILIDADE DO EQUIPAMENTO SOLAR

CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA A DURABILIDADE DO EQUIPAMENTO SOLAR


     O aquecedor solar precisa que os vidros estejam sempre limpos e que as placas sejam drenadas para retirar o acumulo de sujeiras que ficam nas serpentinas, esse processo faz com que o equipamento solar tenha um melhor aproveitamento possível de sua capacidade de produção de energia. Para algumas pessoas ainda restam algumas duvidas em relação a esse serviço, segue respostas que ajudam a entender a importância desses cuidados.

QUAL É A PERIODICIDADE QUE SE DEVE LAVAR O AQUECEDOR SOLAR?
Isso vai depender de fatores externos com a poeira do ambiente. Se você mora em uma rua mais isolada onde tem pouco fluxo de veículos automotores a tendência é que necessite de, no máximo, duas limpezas anuais. O normal é que se faça tal manutenção a cada seis ou oito meses. Porém, em alguns locais, os resíduos do ambiente são tão intensos que esta periodicidade precise ser reduzida.

POR QUE É NECESSÁRIO FAZER MANUTENÇÃO PREVENTIVA NO AQUECEDOR SOLAR?
A manutenção preventiva em um sistema de aquecimento solar tem suma importância para a durabilidade do equipamento, com os devidos cuidados a vida do útil pode chegar a mais de 20 anos. A limpeza nesse sistema evita algumas situações indesejadas, como:

  • Possíveis vazamentos na tubulação;
  • Perda de água. Nesses tempos de racionamento e pensamento ecológico, é inconcebível a perda de água;
  • Perda do equipamento. A Identificação de qualquer mudança no aspecto visual do produto pode indicar a necessidade do acionamento da assistência técnica do fabricante;
  • Transtornos diversos pela falta do aquecedor solar em casa. Ao acostumarmos com o produto é normal que, no mínimo, cause desconforto ter que voltar a usar o chuveiro elétrico;
  • Gastos desnecessários. Ao deixar de usar o aquecedor solar estamos deixando de economizar energia elétrica. Além disso o custo de uma manutenção corretiva pode custar muito mais do que uma simples manutenção preventiva.


QUALQUER PESSOA PODE FAZER MANUTENÇÃO EM UM AQUECEDOR SOLAR?
Os serviços de limpeza podem ser facilmente feitos por qualquer pessoa que tenha os cuidados e esteja habilitada ao trabalho em altura. Mas de preferencia, conte com uma equipe especializada. Uma visita técnica normalmente é rápida e custa muito pouco se comparado aos benefícios da tranquilidade que se pode ter com um profissional da área.
Resumindo, é melhor prevenir do que remediar. Além disto, ter um sistema de aquecimento solar funcionando corretamente sem qualquer receio de situações adversas, é ter o sossego de viver em paz consigo e com o meio ambiente. A sua família agradece pois é mais qualidade de vida. O seu bolso também!

 

Heliossol Aquecimento Solar DF