(61)
3340-9030
(61)
3963 5739
(61)
99295-0376
Sua Conta
TERMOSSIFÃO

TERMOSSIFÃO


    Termossifão é um aparelho cujo funcionamento se explica através das correntes de convecção naturais dos fluidos, em que suas partes quentes tendem a subir, pois se tornam menos densas. Com isso, as partes frias, mais densas, passam a ocupar a tubulação do painel solar, de onde também sairão quando estiverem suficientemente quentes (e menos densas). Este fenômeno é conhecido como sistema de circulação natural, aplicado à produção de água quente mediante captadores solares.
   Este tipo de sistema pode ser concebido para instalações de grandes dimensões embora seja necessário saber executar bem a ligação entre os painéis. Para localidades com riscos frequentes de congelação deve ser previsto um circuito primário independente.
   Nas soluções tradicionais em termossifão, existe a necessidade de desnivelar as posições do campo dos coletores e do depósito, o que pode resultar, em muitos casos, na inconveniência de instalar depósitos pesados em sítios que para isso não estão preparados.
    Existem outras soluções com o depósito ao nível do campo dos coletores, usando válvulas electrocomandadas que, à noite ou nos períodos diurnos sem sol, impeçam o retorno aos coletores de água quente do depósito, arrefecendo aquele. No entanto esta solução é mais complicada e falível que a do sistema com circulação forçada.