(61)
3340-9030
(61)
3963 5739
(61)
99295-0376
Sua Conta
TRÊS FORMAS DE TER UMA PISCINA AQUECIDA

TRÊS FORMAS DE TER UMA PISCINA AQUECIDA


No Brasil, as três formas de aquecimento mais usadas são: sistema a gás, sistema solar e sistema de troca de calor. O que, basicamente, difere um do outro é a fonte de energia. Fatores regionais e de construção como, por exemplo, se a piscina está enterrada ou em laje; se está em ambiente interno ou externo; se está em uma região muito quente ou fria, irão influenciar na potência necessária para aquecimento. Além disso, algumas atividades exigem temperaturas ideais. Em spas, por exemplo, a água deve estar em torno de 32ºC, já para esportes pode variar entre 26ºC e 27ºC e para lazer de 29ºC a 30ºC. 

O trocador de calor ou bomba de calor, conforme o nome já sugere, funciona da seguinte forma: retira o calor da atmosfera, transferindo-o para a água, que circula até a bomba. O primeiro aquecimento leva cerca de 36 horas para ser feito, porém seu consumo é bem menor do que o do aquecedor elétrico, apenas 3 KW/h conforme for a temperatura ambiente. Sua desvantagem é que durante o frio, demora mais para aquecer a água. Para conseguirmos obter a temperatura ideal, é necessário tomar alguns cuidados, como dimensionar o trocador de calor conforme a área de superfície e profundidade da sua piscina para não haver perda de aquecimento. Em casos de ambiente aberto, utilizar sempre a capa térmica.

Já o aquecedor a gás, atua de forma precisa, mantendo a temperatura sempre igual, conforme desejada. Seu primeiro aquecimento leva cerca de 24 horas da seguinte maneira: através da queima do gás natural ou GLP uma serpentina é aquecida, onde a água passa e retorna a piscina. Seu consumo é equivalente ao de dois chuveiros à gás, consumindo cerca de 2,2 kg de gás por hora. 

Por último, temos o aquecedor solar. Seu método de funcionamento age de forma onde as placas instaladas captam a energia proveniente do sol, transformando-a em calor. Este calor é repassado para a água, que circula entre as placas e o tanque. A vantagem deste método é o consumo de energia, que é zero. As placas devem estar voltadas para o norte, sendo este método o ideal para locais banhados por muito sol.

Estes diferentes tipos de aquecedores podem ser combinados entre si, conforme a necessidade de cada proprietário, aproveitando a qualidade de cada um. Para isso, basta analisar qual o melhor para a sua piscina, adequando orçamento à praticidade e necessidade.

 


Galeria